Como inovar na sua organização?

Untitled-1

 

Mudar a forma de trabalhar já pode ajudar na captação da OSC

Um assunto que está sendo discutido na atualidade do terceiro setor é a necessidade de inovação dentro das organizações. O mercado de trabalho de empresas do segundo setor, por exemplo, estão precisando se adaptar a novos modelos de negócio a fim de ganhar mais lucro. Com as organizações esse processo não pode ser diferente.

Uma das grandes diferenças no modelo de se trabalhar nos dias de hoje é estar atrelado a um propósito. Isso tem de sobra dentro das OSCs, porém não é tão explorado quanto deveria, o que acaba por deixar uma grande oportunidade se deixar ser apagada.

Com algumas poucas diferenciações no método de trabalho dentro da sua organização, é possível melhorar o ambiente, intensificar os projetos e trazer bons resultados. Além disso, é um momento de utilizar a tecnologia a favor das causas sociais.

Criando um ambiente inovador

Você precisa adotar algumas ações dentro da organização para criar um ambiente inovador e isso diz respeito ao formato que é utilizado atualmente dentro do local de trabalho. As formas com que o líder age impacta diretamente todo o time, e é por isso que a mudança precisa partir de você.

Se a sua organização trabalha com o modelo de hierarquias, está na hora de repensar isso. É importante fazer com que o time trabalhe todo junto em completa sincronia, sem a ideia de precisar responder a um supervisor que irá consultar o superior e assim por diante. É preciso que cada departamento se responsabilize de forma integral pela sua parte do trabalho. Dessa forma, cada pessoa está ajudando na sua organização se sentirá mais importante e parte de um grande projeto.

Seja o grande líder que consegue ouvir toda a sua equipe e administrá-los a fim de que resolvam seus próprios desafios, demonstrando que realmente está se importando com tudo o que está acontecendo e que cada ação tomada por eles impacta em algo muito maior. Além disso, aguce a criatividade deles implantando a cultura da curiosidade, sempre questionando a respeito das decisões tomadas. Assim, você estabelece a ideia de realizar um pensamento mais profundo e assertivo sobre as tarefas.

É interessante que você consiga estabelecer uma boa diversidade no seu time, mesclando pessoas com diferentes conhecimentos, origens, experiências e atitudes. Com isso, é mais fácil chegar a ideias inovadoras para os projetos que a sua organização realiza, visto que as diferentes visões relacionadas a eles tendem a apenas melhorar e intensificar o impacto da sua organização na causa.

Deixe claro que a OSC é aberta a receber novas ideias e opiniões até mesmo de quem está ao lado de fora. Isso faz com que a voz dos seus doadores seja mais forte e você possa ouvir deles o que poderia ser melhorado. Uma ação dessas viabiliza uma maior proximidade do seu público com a organização e, consequentemente, o aumento na captação de recursos devido à propaganda dos próprios doadores a respeito do seu trabalho.

Facilitando e estruturando

Com o ambiente propício à melhorias e mudanças positivas, é hora de usar a tecnologia a seu favor. Um dos grandes erros do terceiro setor é não investir em tecnologia como um meio para captar recursos e aumentar os resultados. Hoje existem no mercado softwares voltados exclusivamente às organizações e outros que possuem planos pensados para as causas sociais.

A internet está sendo atualmente uma das mídias mais utilizadas pelas pessoas e que contém um custo baixo para a divulgação, principalmente quando tratamos de organizações sem fins lucrativos. Por isso, é extremamente importante que a sua OSC esteja presente em espaços como as redes sociais e com um site próprio, compartilhando os resultados dos projetos, informações sobre a causa em que você atua e seu trabalho. Os doadores precisam saber o que você faz para que possam doar, além de ter o desejo em entender como estão ajudando a causa e como a sua organização impacta no mundo.

Em contrapartida, a organização também sofre com diversos trabalho diários e cansativos que podem gerar problemas complexos devido a erros humanos, e esse é mais um ponto onde a tecnologia chega para resolver a situação e manter os processos em ordem. Realizar a gestão dos doadores da organização através de programas de planilhas pode ser um grande risco de segurança, pois permite o erro humano causado pelo trabalho manual e fica instaurando numa grande facilidade de roubo de informações. Com o software correto, esses problemas dificilmente aparecem.

Com o auxílio da tecnologia, você consegue estruturar de forma mais correta e assertiva todos os processos que envolvem o trabalho da sua OSC, desde a identificação de erros e acertos até a mudança de conceitos, criação de novos projetos e transformação de ideias em verdadeiras e concretas práticas do dia a dia da organização.

O uso de softwares visa a modernização da sua organização, seguida de grandes feitos e trabalhos de inovação constante. Com a tecnologia , você consegue diminuir custos, realizar financiamentos assertivos, otimizar o tempo de trabalho e apoiar todo o seu time para que seus projetos possam impactar de forma cada vez mais forte a causa.

Considerações

É interessante inovar na sua organização por completo, desde a infraestrutura, como o espaço de trabalho e as ferramentas utilizadas, até a convivência do time, fazendo com que essas pessoas tenham um amor muito grande pelo que fazem e se mantenham constantemente motivadas a fazer o possível pela OSC.

Esse novo método de trabalho também ajuda para que todo o seu time esteja alinhado e com autonomia para utilizar do seu melhor para poder fazer com que os projetos sejam funcionais e tragam o resultado esperado. Se todos os setores da organização sabem qual o objetivo final e como está sendo feito todo o processo para chegar nele, eles podem fazer seu trabalho com a mentalidade de fazer parte de um todo e ter a finalização da sua parte do trabalho concluída de uma forma que beneficie os outros.

A tecnologia chega para tornar tudo isso possível e mais produtivo, a fim de deixar a sua organização mais tranquila, veloz e em crescimento exponencial. A Trackmob, por exemplo, foca todo o seu esforço no terceiro setor, desenvolvendo uma solução de gestão e captação de recursos com pessoa física melhorando a comunicação com os doadores, facilitando o processo de doação e fornecendo todas as informações necessárias para análise e melhorias da OSC.

Fonte: captamos.org.br/

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE